segunda-feira, 22 de agosto de 2011

How does the Tio Sam works...


Morando aqui por um ano e meio, já deu para parceber o quão fácil e comum que é achar alguém que pertenceu/pertence ao exército americano.
Pra quem não sabe, o sistema militar aqui é totalmente diferente do que temos no Brasil, começando pelo recrutamnto, que é feito voluntariamente! Ai eu ficava pensando: Que merda que eles tem na cabeca que eles sabem que vão acabar indo para o Iraque, Afganistão ou qualquer outro lugar desse tipo, e eles ainda vão la e falam "Hey, Tio Sam, eu quero, eu quero!"

Será que é "só" patriotismo mesmo? Tudo bem que pode ser o sonho de alguns..mas o número de pessoas que engressam é realmente muito grande..Foi aí que eu comecei a prestar atenção e tudo fez muito mais sentido. Pra começat que quando você ingressa na army, vc ganha uma coisa chamada GB, que significa Government Bill. É um credito concedido pelo governo em forma de $$ que serve para pagar suas contas na facu, e quem mora aqui sabe, que $$ para College education é um super Big Deal! Fora isso, vc tem descontos pra tudo pro resto da vida..O pai da minha host, e todos os amigos da familia são veteranos..Um deles foi pro Vietna..bom, tudo que minhan host precisa, ela fala com ele, porque ele consegue as coisas sempre com um descontinho camarada :) hahaha descobri que tem vantagens para quem escolher ingressar no exercito americano..

Tudo bem que o assunto vai muito além disso e as desvantagens caso fique alguma sequela fisica são bem maiores do que as vantagens e além do mais, as sequelas psicológicas ficarão com ceteza, para o resto da sua vida. Mas tem gnte que da sorte a vai fazer estação no Hawaii, ou em algum estado americanp, tipo Texas, passa 3 anos trabalhando pro governo, depois passa mais 4 ganhando $$ pra fazer facu. É uma decisão extremamnete complicada de se tomar, mas relativamente fácil para alguns que encaram isso como uma fase de aprendisado..E além do mais, da pra sacar um pouco da mentalidade americana com todo esse esquema militar..desde o recrutamento, até a apresentação das "vantagens"de ser patriota..

Só mais uma curiosidade do sistema americano de ser..Obrigada a todos que comentam :)

7 comentários:

Ari Moura disse...

Ju quando crescer quero ser inteligente que nem vc! rsrs
Eu sabia que tinha algo por trás disso hihi
Adorei o post!
Bjus

Aupair na França disse...

Gostei do post,bem informativo eu nao sabia,:)

Vanessa Lima disse...

Juh...
Adorei a sua explicao, pq juro isso de entrar voluntariamente no exercito nunca entrou na minha cabeca, agora sabendo os pros eh possivel compreender....

Bjs

disse...

Ju, meu noivo ficou 3 anos no exército. Pra ter o $$ pra college eles precisam para um percentual do $$ que recebem todo mês do exército logo que engressam, meu noivo mesmo só vai usar o $$ da college ano que vem. Ele foi dispensado do exército por problemas de saúde causados por água contaminada que bebeu no Iraque, isso já tem uns 5 anos, e até hoje ele não começou a receber o $$ que o exército paga pra quem é dispensado desta forma, só vão começar a pagar ano que vem, e é uma mixaria, não dá nem 200 dólares por mês!

E ele é louco e se alistou por causa do 9/11, porque queria "fazer alguma coisa a respeito"... Ele até hoje diz que não sabe como saiu vivo do Iraque (lutou 1 ano lá), mas que sente falta de muita coisa do Army...

Ju Monteiro disse...

Oi Ma, obrogada pela informacao, escrevi meu post com base nas mtas pessoas que eu conheco que foram pra Army, pois estudo num college que tem praticamente soh pessoas que voltaram de guerra.. porem sei que nunca podemos generalisar, pois SEMPRE tem excessoes..Seu marido deve ser uma delas!
Agora fiquei curiosa..por que sera que o governo esta demorando tanto para paga-lo..Meu amigo se feriu la, tipo, um torcao no peh..nada de mais e ele ganha mais de $1.000 pro resto da vida por conta disse..Nao estou querendo por preco nas injuries, ate por que, os americanos ja fazem isso naturalmente, o que eh ridiculo, pois como disse no meu post as sequelas fisicas e psicologicas sao permanentes e priceless..mas ele eh pago e parece que nao foi um processo tao demorado! me avise se precisar de ajuda..posso indicar uns contatos que possam ser ulteis..

Boa sorte para vc e seu marido.

Júlia Araújo disse...

Muito interessante seu post sim. Maaaaaaaaaas, apesar das vantagens de estar no army, não é só elas que fazem jovens americanos se alistarem. Os EUA são um país extremamente nacionalista e muitos americanos servem por questão de honra e por seguirem a tradição da família. Claaaaaro que muitos deles não teriam 'futuro' se não fosse o governo financiando faculdade e dado descontos, mas não é só isso que atrae os americanos. =P Beeeeijos!

prizokah disse...

Juuuuuuuuuh olha eu aqui!!
Deixa eu te falar, eu SEMPRE quis saber o porque desse tal tio San! nossa vc arrasou no post!! acho que a maioria nao sabe mesmo o pq que é a terra do tio San!!
Beijinhusss